Sobre o autor

Meu nome é Guilherme de Carvalho Yamaguchi, autor deste blog, e minha história começa em Campos do Jordão – SP, onde nasci. Neto de imigrantes japoneses, marido de uma nutricionista que eu amo, e pai de meninas ❤️.

Como pessoa, um sujeito calmo, paciente, por vezes chamado de Buda rs, observador e questionador. Me chame para bater um papo sobre ciência, camping, motociclismo, Jiu-Jitsu, cultura Pop (tokusatsu, animês, filmes), viagens, e com certeza passaremos horas conversando.

O início:

Em 2008 ingressei no curso de bacharel em Nutrição na UNIP (São José dos Campos), e em 2012 me graduei. Me recordo que no final da graduação, uma das minhas metas era fazer um Mestrado pelo menos – afinal, sem essa titulação mínima, seria pouco provável que eu conseguisse atuar como docente universitário.

Após formado, tive experiências profissionais na área de Nutrição Clínica, onde trabalhei em Hospitais, e juntamente, atendia em consultório/academias com o público engajado em atividade física. Em paralelo, fui atrás de um sonho – me especializar em Nutrição Esportiva.

Minhas especializações:

Em 2013 dei início a especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico na Escola de Educação Física e Esportes – EEFE USP, a qual finalizei em 2015. Durante a especialização, tive a oportunidade de lecionar em um curso técnico – e aqui foi um marco importante na minha história.

Foi através desta experiência onde tive a certeza de que a docência era o caminho da minha realização profissional. Me recordo que o salário era ridiculamente baixo, e naquele momento, isso pouco importava, pois eu estava tendo uma experiencia que mudaria todo o rumo da minha vida profissional.

Depois de alguns meses de reflexão e escolhas difíceis, decidi que era hora de ir atrás do meu Mestrado. Isso implicou em mudanças radicais, como pedir conta do meu trabalho, mudar de cidade, entre outras coisas – foi então que em 2016 ingressei oficialmente no Mestrado, também na EEFE-USP, tendo como linha de pesquisa a suplementação de Beta-alanina e desempenho físico em exercícios de alta intensidade.

Lá fui orientado do Prof. Guilherme Artioli e Bruno Gualano (Ciência Informa), além de ter conhecido pessoas fantásticas, que se tornaram amigos até hoje! Foram quase 3 anos de muito estudo, aprendizado, alegrias, tristezas, enfim, experiências que levarei para sempre comigo.

Meu objetivo após o mestrado certamente era ingressar no doutorado, e os planos nem sempre acontecem como esperamos. Quando finalizei o mestrado, precisei me afastar da pesquisa para tratar da saúde mental. Sim, isso é mais comum do que vocês imaginam no meio acadêmico. Isso me impediu de ter energia e forças para iniciar o doutorado.
Início na carreira docente:

Em 2018 fui convidado a dar aula na mesma instituição a qual me formei, para lecionar no curso de Nutrição, onde fiquei até 2021. Foi uma experiência muito gratificante ter voltado para “casa” agora como professor. Aprendi e passei por todos os desafios de alguém que inicia no mundo da docência.

Descoberta da Doença de Crohn
Minha história recomeça em 2019 fui diagnosticado com Doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal, autoimune que infelizmente não tem cura. Foram momentos difíceis até o controle da doença, e hoje uso meu lugar de fala para ajudar aqueles que passam pelo mesmo diagnóstico, uma vez que a nutrição tem um papel ímpar no tratamento dessa doença. Em 2020 também iniciei meu trabalho como docente na Universidade Anhembi Morumbi (São José dos Campos), onde estou até a presente data que escrevo este post. Lá tive a chance de inaugurar o curso semipresencial de nutrição. Neste meio tempo veio a pandemia e outros desafios vieram, e que desafios! Mas sobrevivemos, e hoje já temos a primeira turma formada. 
A arte suave

Em 2022 decidi praticar a “arte suave”, também conhecido como Jiu-Jitsu e até hoje dedico parte do meu tempo a prática deste esporte que me conquistou. Atualmente, faixa-azul e ávido por aprender e evoluir com a clareza de que o Jiu-Jistu é muito mais que um esporte, mas sim uma filosofia de vida (farei posts sobre isso, aguardem!).

Bom, este foi um resumo bem breve da minha jornada até aqui.

Obrigado pela leitura!

Rolar para cima