A faculdade de nutrição é para você?

Será que faculdade de nutrição é para você?

Faculdade de nutrição é para você?
Imagem gerada por IA

Antes de escolher a nutrição na hora do vestibular, saiba se este curso é para você!

Já faz alguns anos que leciono nas faculdades de nutrição, e após estes anos de experiência na docência começamos a perceber um certo padrão no perfil de alun@s, tanto daqueles que entram e finalizam o curso, como daqueles que entram esperando algo e se frustram deixando o curso de nutrição de lado.

Embora hoje tenhamos muitas informações disponíveis pra gente sobre os cursos de graduação e pós-graduação, acho que é meu papel aqui ajudar a disseminar algumas informações pra você que está em dúvida em fazer ou não a faculdade de nutrição. Então espero poder de alguma forma contribuir com sua escolha e evitar frustrações futuras, e claro, poupar seu suado dinheiro.

Então, considere estes fatores e saiba e reconsidere o curso de nutrição se você…

Não gosta de matemática

Sim, muita gente acaba achando que por ser um curso da saúde, ficará isento das contas e equações matemáticas. Muito longe de te assustar, mas sim para te situar, a nutrição PRECISA de muita matemática na sua prática. Considere que o próprio plano alimentar, precisa por vezes, mas não somente, de cálculos básicos de %, soma, subtração, divisão, contas básicas.

O calculo das necessidades energéticas que envolvem equações complexas, assim como as equações para calculo do % de gordura corporal, massa magra, entre outras coisas. Muito embora alguns possam pensar  “mas hoje em dia os softwares fazem contas automaticamente”. De fato sim, mas se você deseja ser um profissional completo, é necessário que você domine os processos para se chegar em determinados resultados.

Vou além, e adiciono o fato que as contas matemáticas nem de longe se resumem apenas a dietas, composição corporal e gasto energético. É atividade do nutricionista também trabalhar com a gestão de unidades de alimentação e nutrição, isto é, calcular provisão de compras de gêneros alimentícios, insumos, otimizando lucros e reduzindo desperdícios em um locais de produção de alimento. Assim como a elaboração de tabelas nutricionais, fichas técnicas e muito mais. Então, se isso tudo te assusta, a faculdade de nutrição não é para você!

Imagem gerada por IA

Se você já faz dieta, lê muito sobre o assunto, e acha que já sabe muito sobre nutrição e quer fazer apenas pelo diploma

Vejo muitos alun@s entrando na faculdade de nutrição com aquele pensamento de que já sabem muito sobre o assunto, apenas porque possuem experiência com dietas, academia, emagrecimento ou porque foram objeto de estudo deles próprios.

É preciso ter em mente que a universidade é um local onde iremos pensar, refletir e apreender e por vezes reaprender sobre diversos assuntos centrais a ciência da nutrição. Isso requer que o estudante tenha a mente aberta a novos conceitos, novos pensamentos,  desconstruir paradigmas, e encabeçar novas linhas de raciocínio.

Se você não tem essa plasticidade e humildade, esqueça o curso de nutrição.

Se você não tem disponibilidade, flexibilidade e tempo.

Pra finalizar, é importante que você saiba que o curso de nutrição obrigatoriamente requer que você se dedique boa parte do seu tempo durante o ultimo ano em estágios obrigatórios. Sim, obrigatórios!

Imagem gerada por IA

Todos precisam estagiar em pelo menos 3 áreas da nutrição, e isso é uma exigência das nossas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Nutrição. Esse documento postula que todo estudante deve obrigatoriamente cumprir PELO MENOS 200h em cada uma das respectivas áreas – Nutrição Clínica, Social e UAN.

Isso significa que no ultimo ano você precisa se programar para cumprir estes estágios que irão acontecer em horário comercial e conciliar ainda com o desenvolvimento do seu TCC. Então é cruel, e sei que muitos precisam trabalhar para custear a universidade, mas sem essa programação financeira principalmente, dificilmente você poderá ter disponibilidade e flexibilidade para passar por esta fase.

Então se você depende do seu trabalho e não consegue se programar durante os 4 anos do curso, não invista seu dinheiro nisso… digo por experiencia própria na supervisão de alunos no estágio. Muitos infelizmente tiveram que trancar a faculdade por falta de programação para este momento tão importante.

Bom espero ter ajudado com essas questões. Lembrando que meu objetivo não é desmotivar ninguém a fazer o curso, muito pelo contrário. Como professor o que mais almejo é que a classe de profissionais cresça, mas cresça com qualificação e competência. Considere estes fatores e se ainda sim achar que vale a pena, vá em frente!

Guilherme Yamaguchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima