3 dicas para não faltar gás no Jiu-Jistu

Se liga nessas 3 dicas que eu vou te dar aqui nesse post para não faltar gás na hora do seus treinos de Jiu-Jitsu

Alimentar-se bem é um dos fatores para não faltar gás na hora do seu treino de jiu-jitsu
Imagem gerada por IA

Bom, antes de começar o conteúdo, devo dizer a vocês que eu sempre fui um grande fã dos filmes de luta, principalmente os filmes dos anos 80 e 90, como o Grande Dragão Branco, Rocky, Jackie Chan, Bruce Lee, etc.

Embora eu ainda seja um iniciante no mundo do Jiu-Jitsu (faixa azul na data deste post), talvez aqui eu possa dar minhas contribuições para todos os praticantes da arte suave. Talvez não tão “suave” assim…

Por ser nutricionista, desde que comecei no Jiu-Jitsu muitos parceiros de treino acabavam querendo tirar algumas duvidas e foi essa minha motivação pra começar escrever e gravar vídeos sobre nutrição e Jiu-Jitsu.

Então, esse conteúdo é pra você, que assim com eu, pratica Jiu-Jitsu sem fins de performance, visando saúde, condicionamento e claro, muita diversão. Afinal, se você está sem “gás” é porque provavelmente não é um atleta rs

E olha, leia até o final, pois darei uma dica bônus!

Dica #1 – Não subestime o consumo de Carboidratos

Dê a devida atenção ao consumo de carboidratos de qualidade na sua dieta. Hoje vivemos uma carbofobia onde pessoas cada vez mais temem o consumo de carboidratos, com medo de engordarem principalmente. Mas calma, os carboidratos são essenciais para o fornecimento de energia rápida para seu organismo, e fundamentais para quem treina em alta intensidade – que é o caso do Jiu-Jitsu.

A fisiologia do exercício no ensina que existe uma relação entre a intensidade do exercício e o substrato, isto é, o combustível que será predominantemente utilizado naquele momento. O Jiu-Jitsu, sendo um exercício intermitente, de alta intensidade, requer boa parte de energia proveniente dos carboidratos.

Powers SK. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. (9th edição): Editora Manole; 2017.

Imagine que você é um carro FLEX, e dependendo do combustível, seu carro poderá ganhar mais potencia, ou não. Conosco é algo parecido!

Dica #2 – Respeite o tempo de digestão dos alimentos

Obviamente que cada caso será um caso, e aqui a ideia é dar dicas gerais pra vocês. Então via de regra, tente respeitar o tempo de digestão das suas refeições antes de treinar.

Isso significa que se você fizer uma refeição e em seguida treinar, isso poderá afetar a disponibilidade de energia para seu treino, uma vez que os alimentos ainda estarão em processo de digestão!

Sem falar que você poderá ter além de tudo, desconfortos gástricos, o que te impedirá de treinar adequadamente. Outra ponto é que não é muito confortável tomar aquele amasso, com aquele bucho cheio de comida, não é mesmo?

Então considere, a depender do volume e da consistência da sua refeição, pelo menos 1 hora antes de treinar.

Dica #3 – Tenha uma dieta rica frutas e verduras e hortaliças!

“Hora, mas fruta causa cirrose, e hortaliças não me darão energia!”

Um dos motivos pelo qual nós nutricionistas preconizamos o consumo de frutas, verduras de hortaliças é por conta da densidade nutricional destes alimentos. Estamos falando de um grupo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de fibras. E como isso pode me ajudar a ter mais gás?

Pense que toda sua maquinaria energética (suas células) apenas funcionam mediante a presença de vitaminas e minerais. Isso significa que todo seu metabolismo precisa desses recursos para que você consiga gerar ENERGIA!!! Vitaminas do complexo B, Mg, ferro são alguns apenas para citar.

Portanto, pare de achar que polivitamínicos vão suprir essa demanda e vá comer comida de verdade!

Obviamente existem muitas outras coisas que vocês podem fazer para melhor a disposição no treino… como uma boa hidratação, uma boa noite de sono, entre outras coisas que podem ficar para um outro post.

Imagem gerada por IA

DICA BONUS!

Bom e se mesmo depois disso tudo, você ainda está se sentindo indisposto! Aqui vai a dica bônus!

Dê um tempo ao seu corpo e descanse! A fadiga, o cansaço muitas vezes é um sinal que o seu corpo precisa repousar, então respeite isso! Esse não é o momento de buscar alimentos e principalmente suplementos para aumentar sua disposição, e nessa hora que vc precisa diminuir o ritmo. Saiba que o custo-benefício de ter uma descanso reparador é muito superior do que buscar recursos para te levar além do seu limite, e se lesionar!

Então é isso! Se você gostou, compartilhe com seu amigo(a) amante do Jiu-Jitsu, e confere o vídeo lá no meu canal no YouTube.

Abraço e tchau!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima