O Whey Protein é a proteina do soro leite, extraída principalmente durante a produção de queijos e reconhecida hoje pela ciência como uma proteína de muita qualidade, em decorrência da presença de aminoácidos essenciais, além de outros componentes bioativas.
O consumo de Whey Protein teve uma crescente no últimos anos, sendo consumido no mundo inteiro. Grande parte desse público, são pessoas preocupadas com saúde e estética, visto que o consumo de proteínas tem sido associado ao aumento de massa muscular.
Dito isso, boa parte das pessoas engajadas em melhorar a saúde e qualidade de vida, buscam por suplementos alimentares, com destaque para o Whey Protein, contudo, na hora de adquirir um produto específico como este, surgem diversas dúvidas que fazem o consumidor ficar um tanto quanto perdido.
Foi pensando nisso que decidi elaborar este post para auxiliar àqueles que se encontram perdidos e não possuem a mínima ideia de onde começar.
Então vamos para dica numero 1!
#1 – Busque por empresas idôneas e reconhecidas no mercado de suplementos.
Sabe-se que o boom de suplementos proteicos, contaminou o mercado com vários produtos de baixa qualidade. Então, a dica numero 1 é que se busque empresas que já estão no ramo de suplementos há algum tempo e que se preocupam em entregar produtos de boa qualidade. Mas como saber quais são essas empresas? Aqui vou dar alguns exemplos, como a Probiotica, Vitafor, Essential Nutrition, Black Skull, entre outras.
#2 Leia o rótulo e não se deixe enganar
Atenção aos produtos que tentar ludibriar o consumidor. Não se enganane pelo rótulo e pelos preços. RARAMENTE serão encontrados Wheys de qualidade a um baixo preço no mercado.
Esse produto chamado de Nutri Whey Protrein da Integralmédica, por exeplo, é na realidade é um Hipercalórico. Isso não fixa explícito para o consumidor que pode ser enganado pelo rótulo. Então muita atenção!
#3 Atente-se a lista de ingredientes e a tabela nutricional
Isso no puxa pra essa ultima dica e a mais importante. Atente-se a leitura da lista de ingredientes, pois segundo a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 727, DE 1° DE JULHO DE 2022.
Art. 11. A declaração da lista de ingredientes deve ser realizada por meio da expressão “ingredientes:” ou “ingr.:” seguida da relação dos ingredientes utilizados na formulação do produto, em ordem decrescente de proporção.
Isso significa que ao consulta listar de ingredientes de um Whey Protein, o primeiro ingrediente listado precisa ser WHEY PROTEIN, e não outro ingrediente.
Veja a concentração de proteína por PORÇÃO. E como ver isso? Basicamente parte-se da premissa de que quanto maior a quantidade de proteína/dose, maior será a concentração do produto. Isso inclusive é um dos fatores que diferencia um Whey Protein concentrado de um isolado. Em termos matemáticos, pode-se dividir a quantidade de proteína por dose pela quantidade de pó por porção.
Ex: 22g de proteína / 28g de porção x 100 = 80% de concentração. Geralmente os Whey Isolados apresentarão uma concentração superior a 90%.
Exemplo: Whey Protein Isolado da Growth
26g de proteína / 30g de porção = 86,6%
E porque fazer esse tipo de análise é importante na hora de adquirir seu Whey? Simplesmente porquê quanto menor for a concentração do seu Whey Protein, provavelmente mais produto terá que consumir para uma determinada quantidade de proteínas a ser atingida no seu planejamento alimentar. Então o custo-benefício acaba sendo ruim para os Wheys muito baratos e portanto menos concentrados.
Bom pessoal, espero que essas informações tenham sido úteis pra vocês. Compartilhe com os amigos, se inscreve no meu canal do YouTube e não deixe acompanhar as matérias aqui do blog.